Portugal///Portugal

Marco Silva Dias

PORTUGAL / PORTUGAL

No conjunto de obras que integram esta exposição – “PORTUGAL / PORTUGAL” -, Marco Silva Dias (MSD) continua a utilizar os materiais, recursos gráficos e suportes físicos com que vem trabalhando – composição a partir de persistentes e milimétricos traços desenhados a caneta de tinta da China sobre papel Fabriano, baseando o processo criativo em registos fotográficos de cenários, situações ou imagens onde o elemento humano predomina.

Estas paisagens e figuras enganadoramente bucólicas, onde é refletido o modo de (sobre)viver de um povo e da sua condição, nos anos 50/60 situam-se num passado imaginário do artista, longe de Portugal durante a sua infância, mas que ele sabe pertencerem a uma realidade ainda bem presente num país que continua adiado em contexto de ruralidade e interioridade.

Não tendo, portanto, testemunhado ou vivenciado, no tempo e no espaço, as situações representadas nestes trabalhos, onde as figuras femininas assumem uma presença predominante, MSD procura captar e fixar uma certa identidade nacional, através da pesquisa e reflexão sensível sobre temas que caracterizam uma época.


Em intermináveis horas de trabalho árduo, intenso e obstinado, Marco Silva Dias vai cimentando um progressivo posicionamento no atual panorama artístico.

As imagens são interpretações de trabalhos do Fotógrafo português / Artur Pastor dos anos 50/60 e de um autor desconhecido.