Revivência física da natureza
Esta mostra reúne um conjunto de obras do projeto desenvolvido na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto pela artista.
Esta exposição surge no âmbito de um concurso levado a cabo pela DaVinci art gallery para os alunos finalista da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foram vistos os projetos desenvolvidos durante o percurso académico dos finalistas que concorreram. Tendo sido selecionada a artista plástica Maria Cruz, tanto pelo conceito do seu projeto artístico bem como pelas técnicas utilizadas.
Revivência Física da Natureza
montes, os vales e o simples correr da água num pequeno riacho reproduzindo um som inconfundível misturam-se com memórias. Um misto de doçura e liberdade que se reproduz numa espontaneidade controlada do gesto. Os momentos de agressividade controlada e de suavidade ficam registados num espaço e num tempo. Pretende-se uma exorcização do eu enquanto intermediário do gesto. O corpo é mero mediador de um inconsciente tumultuoso de emoções, que se libertam através da arte sublime de criar universos espaciais.
A paisagem acaba por ser o corpo transformado em revisitação através da pintura.
O meu corpo torna-se no vínculo entre o meu interior e o exterior. A gestualidade que impregno nos meus trabalhos, através de movimentos corporais, gera formas orgânicas, desprovidas de qualquer objetivo de representação. Baseio-me em memórias, em revivências, legíveis na desconstrução e incorporação da gravura estruturada em uníssono com a linguagem plástica e formal obtida através da pintura.