Maria Rafael
Maria Rafael, nasceu em1950.
Cursos de Pintura, Desenho com Modelo e História de Arte Contemporânea da “Cooperativa Artística Árvore” – (1992 a 1995).
É membro de várias associações de Artísticos Plásticos em Portugal, e Itália. Está mencionada no “Anuário de Artes Plásticas”, “Livro de Ouro da Arte. Contemporânea em Portugal 2006” e no “Contemporary Artists of the World” 2008-2009.
Expõe desde 1989, tendo participado em mais de uma centena de exposições colectivas, destacando-se as realizadas em: Cooperativa Artística Árvore, Fundação Eng. António de Almeida, Centro Cultural de Belém; Fundação AMI – Cadeia de Relação do Porto, Fundação Cupertino de Miranda, Expo / 98, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Casa Museu Teixeira Lopes, III Bienal do Rotary Clube da Maia – Fórum da Maia, Euroarte – Porto 2001, Museu Abel Manta – Prémio Abel Manta de Pintura (2008), Madeira Internacional Art Biennal -2008.
Participou em exposições e feiras de arte internacionais em Espanha, Itália, Brasil e USA. Realizou 9 exposições individuais. Está representada em colecções públicas e particulares no país e no estrangeiro.
A obra desta artista é visceral. A sua produção consiste num intenso jogo de transparências onde trabalhar a questão da existência humana e da sua transcendência pelo uso, geralmente, de tons que indicam uma postura intensa perante a vida. A sua arte surge repleta de compromisso com a vida, não como um mero exercício visual. Cada criação alerta para a nossa dimensão humana e para a consequente brevidade do ser, do existir e do amar.